VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL >TODAS AS NOTÍCIAS >PROGRAMA CAPACIDADES CHEGA EM AQUIRAZ

PROGRAMA CAPACIDADES CHEGA EM AQUIRAZ
TERÇA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO DE 2015

Na manhã de terça-feira dia 24/11/15, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará - TCM realizou a abertura da 13ª Edição do Programa Capacidades com a participação de 13 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza no Engenhoca Parque Ecoeducativo em Aquiraz. Os prefeitos Washington Gois (Caucaia), José Firmo Camurça (Maracanaú), José Arimatéia Júnior (Eusébio), Manoel Gomes Neto - Nezinho (Horizonte), Marcos Roberto Paixão (Pacajus) e o anfitrião Prefeito Fernando Guimarães de Aquiraz marcaram presença no evento.

Prefeitos de Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maracanaú, Pacajus e Aquiraz prestigiaram o programa Capacidades

O evento de abertura na parte cultural contou com a Banda Virgílio Coelho que executou o Hino de Aquiraz, com o Secretário de Cultura e Turismo de Aquiraz (Rodolf Forte) executando o Hino Nacional em seu acordeon e com o Grupo de Teatro da Secretaria de Finanças com a performance do esquete "Controle dos Recursos Públicos".

Grupo de Teatro em sua performance e Secretário Rodolf Forte executando o Hino Nacional

O Prefeito Guimarães deu as boas vindas a todos e fez uma rápida demonstração da importância das atividades de controle e outros aspectos da Gestão Pública e enalteceu as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Finanças e Controladoria Geral do Município de Aquiraz notadamente na área de controle interno e arrecadação seguindo assim as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Prefeito Guimarães em sua fala de boas vindas e o Presidente (IESWA) Domingos Filho em sua palestra de abertura

Em seguida o Presidente da Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcantara do TCM (IESWA), Conselheiro Domingos Filho, palestrou sobre aspectos do Controle Externo e explicou como funcionará o Programa Capacidades durante sua permanência em Aquiraz, além de segurar a atenção da plateia com diversos versos utilizando seus dotes poéticos.

O evento atraiu aproximadamente 400 pessoas de 13 municípios (Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante) dentre prefeitos, secretários, assessores, servidores municipais e sociedade civil. Destaca-se a participação de vários secretários municipais no evento como: Marcus Machado (Finanças); Christiane Guimarães (Administração e Planejamento); Willames Bezerra (Saúde); Doralice Machado (Assessora da Secretaria de Educação e Desporto); Rodolf Forte (Turismo e Cultura) e Niedja Pereira (Controladoria Geral).

O CAPACIDADES tem na programação cursos e palestras sobre temas ligados à administração pública, como atuação de conselhos de saúde; gestão de recursos em educação; legislação previdenciária; e orientações voltadas para o controle do endividamento dos municípios e para a transição de governo (em 2016, estão previstas eleições municipais).

O "Capacidades" realiza encontros regionais a fim de abordar temas relevantes e atuais para a gestão pública, comuns à maioria dos municípios. Outra estratégia de atuação do programa é a segregação de turmas para agentes do Executivo e Legislativo.

Além disso, o "Capacidades" também inclui em suas ações o Projeto Educar para o Controle Social, com a realização de gincana educativa (Gincana do Conhecimento), que ocorreu na manhã de quarta dia 25/11/15 EMEF Ernesto Gurgel Valente no Centro de Aquiraz. O objetivo é inserir temas ligados ao controle social e à prática da cidadania no cotidiano da comunidade estudantil. A EMEF Ernesto Gurgel Valente venceu a gincana e levou a taça de campeão ofertada pelo TCM-CE após diversas atividades entre as 4 escolas participantes. Equipe de Educação Fiscal da Secretaria de Finanças apoiou o evento que ainda teve a participação do Secretário Marcus Machado que junto com a Diretora da Escola Érica Lima entregaram o troféu aos vencedores.

Escolas se apresentam na Gincana do Conhecimento. Evento foi realizado na EMEF Ernesto Gurgel

Equipes do TCM, Secretaria de Educação e Educação Fiscal da SEFIN durante evento.

Sandra Valéria do TCM e Secretário Marcus Machado
entregam troféu á Diretora da Escola Érica Lima.
Alunos da EMEF Ernesto Gurgel comemoram o primeiro lugar na gincana.