icone menu
VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL >TODAS AS NOTÍCIAS >SECRETÁRIO DE FINANÇAS E ASSESSORES PARTICIPAM DA X REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM DE SECRETÁRIOS DE FINANÇAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

SECRETÁRIO DE FINANÇAS E ASSESSORES PARTICIPAM DA X REUNIÃO ORDINÁRIA DO FÓRUM DE SECRETÁRIOS DE FINANÇAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA
SEXTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2015

O Secretário de Finanças de Aquiraz (Marcus Machado), a Secretária Adjunta de Finanças de Aquiraz (Irana Mesquita), e os Diretores de Auditoria Fiscal, ISS e Arrecadação respectivamente Georgia Freitas, Álcida Menezes e Carlos Alberto Nogueira, participaram na sexta dia 27/03/15 da X Reunião Ordinária do Fórum dos Secretários de Finanças da Região Metropolitana de Fortaleza - FOSEFINFOR, no Hotel Othon Palace em Fortaleza.

Secretários de Finanças de Aquiraz e Fortaleza e Grupo de Assessores da SEFIN de Aquiraz

A Reunião contou com a presença dos Secretários de Finanças dos Municípios de Aquiraz (Marcus Vinícius V. Machado), Fortaleza ( Jurandir Gurgel), São Gonçalo do Amarante (Fernando Antônio Damasceno), Maranguape (Marcos Paiva), Horizonte (Veluzia Nogueira), Caucaia (Ramiro César Barroso) e Pindoretama (Rubens Feitosa), além de diretores de Arrecadação, Secretários Adjuntos/Executivos, Auditores Fiscais e demais servidores das Secretarias de Finanças dos Municípios de Aquiraz, Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Eusébio, Pindoretama, Maranguape, Cascavel, Horizonte e São Gonçalo do Amarante.

Secretários de Finanças da Região Metropolitana no momento da Reunião

A reunião iniciou com as boas vindas do anfitrião do evento, o Secretário das Finanças de Fortaleza (Jurandir Gurgel) e do Coordenador do FOSEFINFOR, Secretário de Finanças de São Gonçalo (Fernando Damasceno). Em seguida o Professor do Curso de Economia da Universidade de Fortaleza e Auditor do Banco Central aposentado, Henrique Marinho proferiu palestra sobre o Panorama Macroeconômico para 2015.

Secretário Damasceno de São Gonçalo do Amarante presidindo o evento

Na sequencia o Secretário das Finanças de Fortaleza fez apresentação do Programa de Fortalecimento do Fisco - Fortfisco. O programa de fortalecimento (FORTFISCO), elaborado pela SEFIN de Fortaleza, define os direcionadores estratégicos da gestão, sendo o norteador de todos os projetos da Secretaria. Atualmente o portfólio contempla 146 projetos, sendo 76 já concluídos.
O evento também contou com a apresentação da Contadora Flávia Bruno Teixeira (Gerente da célula de Contabilidade da SEFIN FORTALEZA) relativa a experiência de Fortaleza referente ao atendimento às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - NBCASP.

Flávia Bruno Teixeira, Gerente da Célula de Contabilidade (SEFIN FORTALEZA)

Este importante projeto estruturante da SEFIN resultou na criação do sistema GRPFOR-FC, com recursos, financeiros e humanos, próprios da secretaria. Este sistema adéqua toda a Contabilidade do Município às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao setor Público. O GRPFOR-FC traz, entre outros benefícios, a geração de dados úteis para a tomada de decisão pelos gestores públicos e a melhoria do processo de prestação de contas, tanto por parte dos tribunais e órgãos de controle quanto pela sociedade.
Em seguida, o Gerente da Célula de Gestão do ISS da SEFIN de Fortaleza (Lauro Henrique Oliveira) comentou sobre o Projeto de Acompanhamento e Monitoramento do ISS e suas técnicas e ações desenvolvidas na SEFIN. A SEFIN de Fortaleza desenvolveu em 2013 e 2014 o sistema ISS Fortaleza também com recursos próprios. Este sistema permite a emissão de notas fiscais de Fortaleza e escrituração de todos os documentos de serviços (fiscais ou não) de qualquer município.

Gerente da Célula de Gestão do ISS da SEFIN de Fortaleza (Lauro Henrique Oliveira)

Ainda foi apresentado pelo Secretário de São Gonçalo (Fernando Antônio Damasceno Lima) o Convênio para Fiscalização Conjunta dos Prestadores de Serviços com a Integração das Notas Fiscais Eletrônicas. O Convênio ainda será avaliado pelos Assessores Jurídicos de Aquiraz, Fortaleza, Maracanaú e Caucaia para em seguida ser discutido em reunião extraordinária pelos Secretários na Secretaria das Finanças em Fortaleza no dia 17 de Abril de 2015, quando então será assinado.
Após as apresentações comentadas, ocorreu a reunião plenária que contou com a breve apresentação do Auditor Fiscal de Fortaleza e Secretário Adjunto de Finanças de Caucaia (George Veras) do Sistema Habite-se WEB desenvolvido pela Secretaria de Finanças de Caucaia. O Secretário Ramiro Cesar fez comentários ao sistema desenvolvido por servidor do município.
Ao final ficou definido pelo Secretário de Finanças de São Gonçalo e Coordenador do FOSEFINFOR que a XI Reunião Ordinária do Fórum de Secretários de Finanças da Região Metropolitana de Fortaleza será realizada no município de Aquiraz, o que foi plenamente aceita pelo Secretário de Finanças daquele município, Professor Marcus Machado.

O evento foi encerrado com as palavras de agradecimento do Secretário das Finanças de Fortaleza e Coordenador do FOSEFINFOR.








COMO CHEGAR A SECRETARIA DE FINANÇAS

RUA JOÃO LIMA, 259 - CENTRO - AQUIRAZ - CEARÁ - CEP: 61.700.000 ABRIR NO GOOGLE MAPS

logomarca da secretaria de finanças
SECRETARIA DE FINANCAS DE AQUIRAZ
RUA JOÃO LIMA, 259 - CENTRO - AQUIRAZ - CEARÁ - CEP 61.700-000
COPYRIGHT - 2014 SECRETARIA DE FINANÇAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
RECOMENDAMOS: icone mozila Firefox icone chrome Chrome
DESENVOLVIDO POR: ÍTALO ÂNGELO