VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL >TODAS AS NOTÍCIAS >3ª REUNIãO DA REDESIM.

3ª REUNIãO DA REDESIM.
TERÇA-FEIRA, 18 DE NOVEMBRO DE 2014

Dando continuidade ao projeto de implantação da REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) no município de Aquiraz, realizou-se na manhã do dia 18 de novembro de 2014 na Secretaria de Finanças (SEFIN), a 3ª reunião o professor Eduardo Araújo de Azevedo (consultor do SEBRAE/CE) para tratar de assuntos pertinentes ao início do funcionamento da REDESIM.

Participaram desse encontro o Secretário de Finanças (Marcus Machado), a Secretária de Administração e Planejamento (Christiane Guimarães), seu Coordenador Geral de Administração (Jefferson Benevides) e seu Assessor (Herbert Lima). A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos estava representada pelo Fiscal de Obras (Saraiva Leão) e pelo Assistente de Gestão (Muniz Jerônimo). Também esteve presente o representante da Vigilância Sanitária (João José Matos) e o Agente Administrativo responsável pela sala do Empreendedor da SEFIN/SEAMP (Carlos Alexandre). Além do Assessor Especial da SEFIN (Euclides Pinheiro), da Diretora de Auditoria Fiscal (Geórgia Magalhães) e do Diretor de Tecnologia da Informação (Ítalo Ângelo). O evento contou com a presença do contador da empresa JG Contabilidade (George Luiz A. Lourenço) e da assistente contábil (Karine Oliveira da Silva), assim como também do representante do Conselho Regional de Contabilidade no Município (Henrique Jorge A. Lourenço).

O professor Eduardo Araújo começou a reunião informando que o município de Aquiraz será o pioneiro a implantar a REDESIM no Estado do Ceará, ocasião em que aproveitou para fazer uma breve explanação da Lei Federal n°11.598/2007 e suas principais resoluções. Em um dos seus comentários o professor deixou bem claro que a premissa básica da REDESIM é simplificar e diminuir o tempo e o custo para abertura de uma empresa, otimizando o trabalho dos interessados. Nesse sentido, por meio da REDESIM o interessado poderá realizar consultas prévias à constituição de empresas, sendo rapidamente informado da possibilidade da realização da atividade naquele local escolhido, desde que a atividade não seja considerada de alto risco.

O objetivo da reunião foi mostrar a importância do papel que cada um, nas diversas secretarias municipais participantes desse processo, de forma integrada, deve desempenhar para implantar de forma eficaz a REDESIM em nosso município. Foi muito positiva a participação dos representantes da sociedade civil, dando transparência ao processo e contribuindo com seus questionamentos.