VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL >TODAS AS NOTÍCIAS >COLABORADORES DE AQUIRAZ PARTICIPAM DA IX REUNIAO ORDINARIA DO FORUM DE SECRETÁRIOS DE FINANCAS

SEXTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2014

Na manhã do dia 14 de novembro de 2014, aconteceu no Hotel Vila Galé, na praia do Cumbuco em Caucaia a IX Reunião Ordinária do Fórum de Secretários de Finanças da Região Metropolitana de Fortaleza - FOSEFINFOR, realizado com total apoio da Secretaria de Finanças do município de Caucaia-Ce.

A reunião contou com a presença dos Secretários de Finanças dos municípios de Aquiraz (Marcus Vinicius Veras Machado), Caucaia (Ramiro Cesar de Paula Barroso), Fortaleza (Jurandir Gurgel Gondim Filho), Horizonte (Maria Velúsia Nogueira do Carmo), Itaitinga (Luis Eduardo Aves), Maranguape (Maria Cleonice dos Santos Caldas) e São Gonçalo do Amarante (Fernando Antônio Damasceno Lima). O município de Eusébio estava representado pelo Diretor de Arrecadação (Gileno Campos Junior), o município de Maracanaú foi representado pelo Diretor de Tributação e Arrecadação (Aldir Cavalcante) enquanto que o município de Cascavel foi representado pela Assessora do Secretário da Fazenda (Neyla Savia Rocha Rabelo). Estiveram ausentes os representantes de Chorozinho, Pacajus, Pacatuba, Guaiuba e Pindoretama. Prestigiaram o evento o Secretário da Fazenda do Estado do Ceará (João Marcos Maia), o excelentíssimo senhor prefeito de Caucaia (Dr. Washington Luis de Oliveira Gois), e os Secretários de Finanças convidados dos Municípios de Sobral (Jose Maria Rosa) e Jaguaruana (José  Orlando Rocha).

Momento da IX Reunião Ordinária do FOSEFINFOR

Iniciaram-se os trabalhos com o pronunciamento do Coordenador do FOSEFINFOR (Marcus Machado) e do Secretário de Finanças de Caucaia (Ramiro Cesar) desejando boas vindas aos presentes. Em seguida houve a apresentação de esquete teatral denominada Controle dos Recursos Públicos apresentada pelo Grupo ACEP de Teatro e Musica como momento cultural.

Momento da Apresentação do Esquete Teatral

A programação contou com a palestra do Controlador Geral do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (José Wesmey da Silva), que abordou o tema Despesas com pessoal e os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF.

Jose Wesmey do TCE no momento de sua apresentação

Em seguida, o Secretário de Finanças do Município de Aquiraz (Marcus Machado) explanou sobre o trabalho que vem desenvolvendo em seu município com relação ao acompanhamento e auditoria do Simples Nacional.

Marcus Machado no momento de apresentação sobre Super Simples

Finalizando o ciclo de palestras o Secretário de Finanças do Município de Caucaia (Ramiro César) e seu Adjunto (George Veras) apresentaram o projeto do Lançamento da Nota Fiscal Eletrônica Simplificada e do Programa “Nossa Nota” no município de Caucaia.

Ramiro Cesar apresentando novo Sistema de Caucaia

O evento contou também com a participação de auditores fiscais, fiscais de tributo e outros servidores dos diversos municípios. O município de Aquiraz contou com a presença da Secretária de Administração e Planejamento (Christiane Guimarães), da Controladora Geral do Município (Niedja Freires), da  Auditora e Diretora de Auditoria Fiscal (Gerogia Magalhães), da Auditora e Diretora de Acompanhamento do ISS (Álcida Menezes) e da Assessora do Gabinete da SEFIN e secretária do FOSEFINFOR (Rosilene Lara).

Alcida, Georgia, Marcus, Niedja, Christiane e Rosilene (Representantes de Arquiraz)

O Secretário da Fazenda falou em seguida, dentre outros temas, sobre a importância da redução da carga tributária, da necessidade de inovação e investimento em tecnologia dos governos, assim como também da intenção em implantar na SEFAZ-CE a fiscalização em tempo real. Elogiou a postura, compromisso e existência do FOSEFINFOR e aplaudiu a iniciativa da SEFIN de Caucaia pelo brilhante projeto da Nota Fiscal Eletrônica Simplificada.

Prefeito Washington Gois, Secretário da Fazenda (João Marcos), Secretário de Finanças de Caucaia (Ramiro Cesar) e Secretário de Finanças de Aquiraz (Marcus Machado) no momento da fala do Secretário da Fazenda.

Em seguida, foi realizada a eleição do próximo coordenador do Fórum para o período Janeiro de 2015/ Dezembro de 2016, tendo sido escolhido o Secretário de Finanças de São Gonçalo do Amarante (Fernando Damasceno) para substituir o atual Coordenador (Marcus Machado) que termina suas atividades de coordenador em Dezembro de 2014. O restante da composição da coordenação permaneceu inalterado.

Fernando Damasceno comenta o desafio de coordenar o FOSEFINFOR

Foi escolhido ainda que o município de Fortaleza sediará a X Reunião Ordinária do FOSEFINFOR em março de 2015, o que foi plenamente aprovado pelo Secretario de Finanças daquele município (Jurandir Gondim).

Secretário de Fortaleza (Jurandir) apoio próxima reunião em seu município.

No final, o Prefeito de Caucaia (Dr, Washington Gois) encerrou os trabalhos e convidou a todos para almoço nas dependências do Hotel Vila Galé.

O evento contou com a participação de 63 colaboradores dentre secretarios, auditores fiscais, fiscais de tributos e outros servidores dos diversos municípios.