VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL >TODAS AS NOTÍCIAS >SEFIN DE AQUIRAZ PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE REDESIM

SEFIN DE AQUIRAZ PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE REDESIM
TERÇA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2014

Na tarde do dia 23/10/2014, na sala de reunião do Comando do Corpo de Bombeiros do Ceará, com a presença de representantes da Corporação; SEMACE; Vigilância Sanitária de Fortaleza; Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza; Dirigentes do SEBRAE Ceará e representantes da Secretaria de Finanças de Aquiraz, reuniram-se para tratar da implantação da REDESIM no Estado.

A REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, criada pela lei nº 11.598/2007, faz parte de um programa nacional, constituída por órgãos federais, estaduais e municipais, ligados ao registro de empresas. Trata-se de sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, tendo por premissa básica simplificar os procedimentos e diminuir a burocracia ao ínfimo indispensável.

Anteriormente, o empresário investia tempo e dinheiro para legalizar o seu empreendimento na esfera federal e estadual antes de consultar a prefeitura sobre a legalidade de abrir uma empresa para desempenhar uma determinada atividade econômica no lugar almejado. Muitas vezes a legislação municipal tinha restrições sobre o exercício em um determinado local, quer seja por políticas de zoneamento urbano, quer seja por medidas de segurança, o que levava ao empresário prejuízos financeiros, gerando transtornos e retrabalho para todos.

Com a advinda deste sistema, haverá a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. Com a Redesim, os usuários também poderão obter informações e orientações pela internet ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas.

Aquiraz fez-se presente na reunião com o Diretor de Tecnologia da Informação, Ítalo Ângelo, que foi assessorando o Secretário de Finanças, Marcus Machado.