VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL >TODAS AS NOTÍCIAS >AQUIRAZ SEDIA A VIII REUNIãO ORDINáRIA DO FóRUM DOS SECRETáRIOS DE FINANçAS DOS MUNICíPIOS DA REGIãO METROPOLITANA DE FORTALEZA

TERÇA-FEIRA, 22 DE JULHO DE 2014

Na última sexta-feira, 18/07/2014, a Secretaria de Finanças de Aquiraz sediou a VIII Reunião Ordinária do Fórum dos Secretários de Finanças dos Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza - FOSEFINFOR, no Hotel Jangadeiro, localizado na Praia do Presídio em Aquiraz.

O FOSEFINFOR tem por objetivo promover o intercâmbio e buscar a padronização de procedimentos e proporcionar a troca de experiências entre os Secretários e servidores das Secretarias de Finanças dos Municípios da Região Metropolitana.

O evento contou com a participação de aproximadamente 50 (cinqüenta) colaboradores (secretários, adjuntos, auditores, fiscais de tributos, servidores administrativos) das secretarias municipais da região. Estavam presentes os Secretários de Finanças e /ou seus representantes dos Municípios de: Aquiraz, Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Itaitinga, São Gonçalo do Amarante, Horizonte, Pindoretama, Pacajus e Eusébio.

A abertura da VIII reunião foi marcada com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda Municipal Virgilio Coelho do Aquiraz (cedida pela Secretaria de Cultura de Aquiraz) seguida pela execução do Hino Municipal de Aquiraz.

Por conseguinte, o Secretário de Finanças de Aquiraz, Marcus Vinícius Veras Machado, anfitrião e coordenador do FOSEFINFOR, fez as honras da casa agradecendo a presença de todos e destacando a importância do envolvimento dos secretários para a consagração do evento.

A programação da reunião contou com apresentação musical e teatral, além de palestras proferidas pelos auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, Sr. Nelci Freitas e Sr. Geraldo Ribeiro Júnior (com a participação do Delegado da Receita Federal, João Batista Barros da Silva Filho) com o tema “Fiscalização Integrada do Simples Nacional”, abordando a importância da atuação conjunta dos órgãos respectivos das três esferas (União, Estados e Municípios); e palestra proferida pelo Controlador Geral do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará - TCM, Sr. Luís Mário Vieira, que explorou a “Atuação do Controle Externo na Fiscalização da Arrecadação Própria Municipal”, mostrando os principais pontos de fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios quanto à gestão da receita própria dos Municípios.

O Prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães, esteve presente ao evento e falou da importância do evento e da função das secretarias de finanças para os municípios. Não se pode olvidar, outrossim, a presença da Secretária de Turismo, Indira Guimarães; da Controladora Geral de Aquiraz, Niedja Freires; do Assessor de Comunicação, Paulo César Cariri, além dos auditores e fiscais da SEFIN de Aquiraz que estiveram presente tanto para angariar conhecimento como prestigiar o evento.

Por fim o Secretário Marcus Machado agradeceu a presença de todos e pediu para todos comparecerem na IX Reunião do FOSEFINFOR que vai ocorrer em Caucaia no dia 14/11/14.