VOCÊ ESTÁ AQUI: PÁGINA INICIAL >TODAS AS NOTÍCIAS >SECRETáRIO DE FINANçAS CONCEDE ENTREVISTA AO RADIALISTA GLEUDSON ROSA NA RáDIO CIDADE DE AQUIRAZ FM 104,9

QUARTA-FEIRA, 04 DE JUNHO DE 2014

Na manhã do dia 04/06/14, o Secretário de Finanças (Marcus Machado) esteve na rádio Cidade de Aquiraz (FM 104,9) a convite do radialista Gleudson Rosa para responder questões sobre sua gestão e divulgar o 2º Prêmio Cidadania e Educação Fiscal que ocorrerá na próxima sexta-feira dia 06 de Junho de 2014, na Casa do Saber.

Extraído de: https://www.facebook.com/radiocidadedeaquiraz?ref=stream

Na ocasião, o tema mais focado na entrevista foi à arrecadação do IPTU onde sem titubear o Secretário esclareceu que desde 2005, a planta genérica de valores não sofria nenhum ajuste e o município precisava de recursos para financiar suas diversas necessidades. Ademais, enfatizou os casos de isenções que teve seu rol estendido no novo Código Tributário.

Dando inicio as perguntas dos ouvintes, o Secretário foi questionado sobre qual seria o motivo de um profissional com um currículo tão extenso ter escolhido a Prefeitura de Aquiraz para trabalhar. Em resposta, o Professor deixou claro que não escolheu e sim fora convidado pelo Prefeito do Município por reconhecimento do seu trabalho que por outras vezes já foi prestado na Prefeitura de Caucaia e de Fortaleza. Enfatizou que foi cedido pela Universidade Federal do Ceará para desenvolver as atividades de finanças no município e por oportuno trouxe a baila a polêmica quanto as seus ganhos como secretário. Nesta seara esclareceu para a todos os ouvintes da rádio e para quem mais se interessar que seu salário encontra-se em conformidade com lei e para tanto citou o art. 93 da Lei 8.112/90, não merecendo qualquer valoração falácias a respeito do assunto.

Outra questão colocada em debate foi à situação da falta de investimento no Porto das Dunas, a qual vem sendo alvo de críticas pelos donos de propriedade na localidade. Neste quesito o Secretário explanou que para regularizar a situação necessitaria de recursos financeiros altos os quais a Prefeitura não teria como disponibilizar sem deixar desassistidas outras áreas mais carentes. Noutro pórtico, esclareceu que já existe pedido de convênio da Prefeitura de Aquiraz ao Governo do Estado para ajudar a regularizar essa situação, uma vez que se trata de uma área de potencial turístico a nível estadual.

Outro ouvinte questionou sobre a dificuldade de abertura de empresas no Município, situação em que Marcus Machado, mesmo não sabendo qual a dificuldade encontrada pelo ouvinte por não ter este exposto, se colocou a disposição para tentar solucionar a questão mesmo não sendo assunto da sua pasta, uma vez que tratar-se de tema de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Outrossim, se colocou a disposição para todos aqueles que sentissem a necessidade de tirar dúvidas quanto a questões da Secretaria de Finanças, ocasião em que Gleudson Rosa ressaltou a competência de todos os funcionários da SEFIN.

Continuando a entrevista, o entrevistador ressaltou, ainda, as melhorias trazidas pela gestão do Secretário, como a melhora da arrecadação própria do município de Aquiraz e, Marcus Machado, por sua vez, enfatizou a melhoria do atendimento aos contribuintes; a capacitação dos servidores; a atualização da legislação tributária com o advento do novo Código Tributário; a criação Educação Fiscal, dentre outros.

Logo, tratando-se de Educação Fiscal, o entrevistador e o entrevistado realçaram as ações deste programa promovido pela Secretária de Finanças através da equipe de Educação Fiscal, sendo Aquiraz e Fortaleza as únicas cidades do Estado que promovem este tipo de educação que reflete diretamente na sociedade com estratégias que relacionam didática aos direitos e deveres dos cidadãos.

Por fim, os servidores da Secretária de Finanças mandaram mensagem à rádio ao Secretário Marcus Machado, ressaltando suas qualidades profissionais e pessoais e este colocou-se a disposição para participar de outros programas.